sábado, 10 de julho de 2010

NUA

Banners de PVC transformados em bolsas sustentáveis



Reutilizar é um dos objetivos do conceito dos 3Rs, Reduzir, Reciclar e Reutilizar, que vem sendo difundido em prol da sustentabilidade. O PVC, além de ser largamente reciclado – como mostrou recente pesquisa do Instituto do PVC, também vem sendo reutilizado após seu descarte. Associações encontraram uma forma criativa de reaproveitar materiais promocionais utilizados na área de comunicação visual.

A Associação Nova União da Arte (NUA), de São Paulo, por exemplo, possui um projeto com jovens que produzem bolsas a partir de banners de PVC obtidos através de doações de empresas de comunicação visual. Em São Paulo os banners da Mostra Internacional de Cinema de 2007, da Universidade Nove de Julho (Uninove) e do Sindicato dos Bancários foram doados e transformados em bolsas estilizadas e com design moderno.

Ações como o projeto de bolsas de PVC, premiado no 1º Prêmio Objeto Design Brasileiro 2008, contribuem com a comunidade e possibilitam o enriquecimento do trabalho do designer. “As bolsas são feitas de forma totalmente artesanal e a vantagem de utilizarmos o PVC é que é um material muito resistente, belo, sofisticado, moderno e totalmente exclusivo - é impossível encontrar uma bolsa igual à outra”, diz Antônio Hermes de Sousa, coordenador geral e fundador da NUA. A entidade trabalha em prol da cultura e geração de renda, que é revertida para os próprios jovens que produzem as bolsas de PVC favorecendo a inserção destes na sociedade e ajudando no desenvolvimento de sua competência pessoal e profissional.

Outro exemplo é o trabalho do Capítulo Paraná/Santa Catarina, da Associação de Marketing Promocional (AMPRO), que também produz bolsas de PVC com a utilização de banners, painéis, outdoors e outros produtos pós-consumo. “O que antes era jogado em aterros e levava um período grande para se decompor, hoje vira bolsas. É um processo de consciência, criatividade e atitude que o projeto denominado PromoSustentável propõe”, informa Aparecida Nogarolli, presidente do Capítulo PR/SC da AMPRO. “A idéia surgiu a partir do desejo de encontrar uma maneira de utilizar o resíduo e iniciar a ação de sustentabilidade na entidade. O PVC se mostrou ideal para esse tipo de reutilização em função da durabilidade”, diz Nogarolli.

As doações dos materiais ocorrem através das próprias empresas associadas ou por voluntários e a responsável pela confecção é a Cooperativa Coopermandi (PR). Para a produção de uma bolsa é necessário no mínimo um banner.

O diretor executivo do Instituto do PVC, Miguel Bahiense Neto afirma que “para um empreendimento ser sustentável, é preciso ter três requisitos básicos, ser ecologicamente correto, economicamente viável e socialmente justo, mas podemos adicionar mais um, ser culturalmente aceito. As bolsas de PVC produzidas com banners estão dentro dessas exigências. E o melhor, podem ser recicladas novamente após o fim de sua vida útil”, conclui.

Nenhum comentário: