sábado, 10 de julho de 2010

Moda ecológica

Moda ecológica

Desfile da Redley no Fashion Rio / foto: Marcio Madeira
Outros exemplos de utilização das roupas tecnológicas e ecologicamente corretas também puderam ser vistas na semana de moda paulista. A grife Osklen apresentou peças feitas de fibra de carbono e um tênis masculino fabricado com couro de peixe. Já no Fashion Rio foi a vez da Redley com sua coleção feita de tecidos fabricados a partir de insumos de origem vegetal, cultivados e colhidos à mão, sem nenhuma aplicação de produtos químicos ou agrotóxicos na lavoura.

A Cantão mostrou na semana carioca a Linha Verde Cantão feita com os exclusivos tecidos com selo NOW® — Natural Organic World, de matérias-primas com origem orgânica, tingidos com corantes naturais não-poluentes e industrializadas em processos sócio-ambientais corretos e certificados pelo IBD e por institutos internacionais.

A representante da Cantão nos estados da Bahia e Sergipe, Luciana Lobo, comenta que a coleção que está chegando agora já vem com as inovações dos tecidos ecologicamente corretos. “É o futuro. As indústrias e os estilistas estão cada vez mais procurando um tecido que colabore com a não poluição. Ele é um pouco mais caro, mas traz imensos benefícios”, diz Luciana.

Desfile da Cantão no Fashion Rio/ foto: Marcio Madeira
Recentemente a Zorba lançou sua coleção de cuecas com tecidos ecologicamente corretos. São as chamadas cuecas ‘ecológicas’, produzidas com fibra de bambu cultivado sem pesticida, que substitui a fibra sintética, derivada do petróleo. O tecido é mais leve e macio, tem maior poder de absorção, facilita a transpiração e dificulta a proliferação de bactérias.

“Temos grande expectativa em relação a este produto”, diz Luiz Cláudio Melo, diretor da área têxtil do Wal-Mart Brasil, revendedora do produto. Segundo ele a meta é ampliar a linha de itens ecológicos.

Além dos aspectos estéticos e ambientais, os tecidos tecnológicos estão sendo desenvolvidos para colaborar com a saúde do usuário. A empresa UV Line desenvolve roupas com proteção de raios ultravioletas. Os fios são produzidos a base de dióxido de titânio, desenvolvidos para proteção UV. Segundo a empresa, as roupas, com fator de Proteção Ultravioleta 50, dão 98% de proteção contra os raios solares.

Uso Cotidiano

59ª Feira Internacional da Indústria têxtil/ foto: www.fenit.com.br
A tendência é que os estudos e pesquisas na área têxtil cheguem cada vez mais depressa ao consumidor. Um exemplo foi o Concurso Novíssima Geração 2007, promovido na Fenit, que selecionou cinco novos estilistas, estudantes de Moda para mostrar suas coleções. Todas trouxeram temas ligados ecologia e a tecnologia.

O jovem estilista Dieferson Gomes, de 18 anos, apresentou a coleção "Ecotech: Contemporaneidade e Moda". Segundo Gomes, a valorização da Eco-Technologia faz com que cada peça possua conceitos contemporâneos, oferecendo ao mercado novas formas que redesenham o corpo, de maneira prática e confortável. A coleção foi feita à base de matérias-primas alternativas, aviamentos especiais e estamparias inspiradas nas formas curvilíneas e orgânicas da flor Azaléia.

Para a produtora de moda Janaina de Assis os tecidos tecnológicos estão sendo introduzidos sem muitas restrições no nosso cotidiano, mas os tecidos ecológicos ainda sofrem certa resistência do consumidor. “Principalmente por falta de informações sobre a qualidade e durabilidade do produto. Os preços ainda não são equiparados a peças com tecidos convencionais, já que sua produção tem um custo mais elevado e ainda não são produzidos em larga escala” explica.

“Acredito que a adesão de grandes marcas na utilização desses tecidos ecológicos mude o conceito do consumidor com relação a estes produtos”, conclui a produtora.

Por Ben-Hur Correia e Carla Sousa

Colaboração: Janaina de Assis (produtora de moda)

Onde Encontrar:

Cantão - Fizzy House (av. Jorge Amado, Bairro 13 de Julho)

UV LINE - Doctor´s Line (na Rua Duque de Caxias, Bairro São José)

Zorba Bambu - Lojas Hiper Bompreço

Fonte : Infonet

Nenhum comentário: